Os peões e as prendas

pilha

E lá estava eu, quase que abandonada pela minha turma de ETs, em meio a vestidos de prenda, mates e palas. Mas a sensação de estranhamento logo deu lugar à admiração. E isso sempre acontece quando vejo um peão e uma prenda dançando.

Conferi a prova artística da escolha do novo prendado da 24ª Região Tradicionalista. O evento aconteceu sábado, no Parque do Chimarrão, e reuniu candidatos de todas as idades e lugares. E apesar de formarem um grupo bonito e simpático, não foram por essas qualidades que os vencedores foram escolhidos.

Eles tiveram que declamar, dançar, cantar, cevar mate, encilhar cavalo, bordar, tricotar e demonstrar, em prova escrita, conhecimentos sobre história e geografia. Quando perguntei à coordenadora cultural o motivo daqueles testes, recebi como resposta uma outra questão: “Tu por acaso sabe bordar? Sabe fazer tricô?”. Diante da minha negação envergonhada, ela resumiu: “Aqui, resgatamos essas tradições“.

Esses costumes não pertencem apenas às prendas e peões que participam dos CTGs. É uma cultura gaúcha, de todos os que nasceram no Rio Grande do Sul. E é impossível não sentir uma pontinha de orgulho dessa tradição tão rica, tão bacana!

Pra finalizar essa homenagem, tentando não cair no clichê, ressalto que não observei, em momento algum, uma criança ou um adolescente mal-humorado por estar participando do evento. Pelo contrário, todos deixaram nítida a alegria em sorrisos que prometem durar tanto quanto a tradição que eles mantêm!

 

Flores da Dii!

Tags: ,

3 Respostas to “Os peões e as prendas”

  1. Ana Flávia Hantt Says:

    Que lindo Dii!!!! Também admiro os tradicionalistas… só não participo mais porque tenho um namorado meio contrário a bombachas e chamamès… hehehehehe…

    beijão pra ti!

  2. Sergio Klafke Says:

    Belo o texto, mas não tem autor….. Diiiiiiiiiiiiiii

  3. Diana Says:

    Tá assinado agora, Sérgio!! Hehehe!
    A pressa às vezes atrapalha!! =]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: