Alto e bom som – Morre inventor da guitarra Les Paul

tio

O guitarrista norte-americano Les Paul, inventor da guitarra que leva seu nome, morreu ontem, 13, aos 94 anos. Paul morreu de complicações causadas por uma pneumonia, num hospital de Nova Iorque.

Nascido Lester William Polsfuss, Les Paul fez sucesso com sua ex-mulher, Mary Ford. A parceria dos dois rendeu 36 discos de ouro e 11 músicas no primeiro lugar das paradas. Canções estas que geralmente contavam com uma técnica que ele ajudou a desenvolver: o overdub. O recurso permite que os artistas gravem e utilizem quantas vezes quiserem sua voz ou seu som de guitarra, por exemplo.

Em 1952, a guitarra Les Paul começou a ser produzida pela Gibson, que até hoje é uma das maiores empresas do mundo no ramo. Desde então, a guitarra elétrica passou a ficar cada vez mais popular. Uma Gibson Les Paul é um sonho de consumo de 10 entre 10 guitarristas, ao lado da contemporânea Fender Stratocaster. É a “LP” a guitarra preferida de grandes guitar heros do século XX, como Jimmy Page (Led Zeppelin), Pete Townshend (The Who), Joe Perry (Aerosmith), Slash (Guns N’ Roses) e Zakk Wylde (Ozzy Osbourne).

Abaixo, algumas grandes demonstrações de uso da guitarra Les Paul, feitas por alguns dos mestres citados:

Um aperto de mão do Geferson!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: