Ainda sobre os vampiros

Ontem escrevi sobre a saga Diários de Vampiros. Como prometido, vou dar minha humilde opinião sobre a acusação de plágio que L. J. Smith lançou sobre  Stephanie Meyer, autora de Crepúsculo.

Como leitora de ambas as sagas, posso dizer que a única semelhança é o fato de ambos tratarem de um amor entre uma humana e um vampiro. Ponto. As diferenças, que são muitas, eu enumero abaixo:

– A saga Crepúsculo é um romance cheio de trechos ‘suspirantes’. Ambos os volumes (talvez com menos intensidade em Lua Nova, devido ao desenrolar dos fatos) trazem diálogos extensos e apaixonados entre Bella e Edward. Qualquer um deseja ter um romance como o deles. É um amor incondicional, doce. Já Diários de Vampiro não. Esse é um livro sombrio. Um verdadeiro livro de suspense. Ataques acontecem a todo o instante na cidade de Fell’s Church e o ‘malvado’ da história, Damon, é praticamente onipresente. Esqueça diálogos melosos. Há apenas algumas pinceladas aqui e ali. Os apaixonados Elena e Stefan, embora deixem claro que se amam com todas as forças, dificilmente se demoram em extensas declarações.

– Mesmo que hajam vampiros ‘malvados’ que desejam matar Bella, nós leitores sabemos que nada vai acontecer a ela porque os Cullen são fortes e tem plenas condições de protegê-la. Edward, inclusive, não a deixa nem enquanto dorme. Quando se ausenta, deixa Bella sob a tutela de alguém de sua família. Elena, de Diários, é tão vulnerável quanto uma folha ao vento. Stefan não é forte o suficiente para protegê-la das vilanias de Damon. Aliás, comparando-se a Edward, ele é inclusive bastante relapso em relação a namorada, a deixando durante longos períodos sozinha.

– A definição de vampiros também é distinta. Em Diários de Vampiro eles precisam se alimentar de sangue humano para ficarem fortes, para conquistarem mais ‘poder’. Stefan, que optou por se alimentar de animais é fraco e seus ‘poderes’ falham. Em Crepúsculo, a família Culen se alimenta de animais, o que lhes garante civilidade. Outra diferença é a reação à luz do sol: em Crepúsculo, os vampiros brilham como diamantes, sem sofrerem nenhum dano. Em Diários, eles precisam usar uma pedra em forma de anel que evita que virem cinzas na luz do sol. A forma de matar um vampiro também é diferente: na obra de Mayer eles precisam ser esquartejados e queimados. Na de Smith, a tradicional estaca no coração lhes tira a vida. O que ambos possuem em semelhança é a beleza arrebatadora e o bom gosto em se vestir. No entanto, os Culen passam uma impressão saudável, enquanto Stefan é sombrio e triste.

– As mocinhas são igualmente distintas: Elena é a menina mais popular da cidade e ‘rainha’ da escola. É segura, cheia de si e sabe que arrasa. Bella é descrita como comum, tímida e deslocada com sua vida.

– Outro detalhe importante é a transformação de Elena e Bella em vampiras. Desde que começam a namorar, Stefan e Elena trocam sangue um com o outro. Exatamente, sugam o sangue um do outro. Quando a menina morre em um acidente de carro, acorda como vampira, devido as trocas anteriores de fluidos. Já Edward sempre superou o seu desejo pelo sangue de Bella. Apenas a transformou quando já estavam casados e ela deu à luz e morreria se não virasse vampira.

– Quando escrevi esse post originalmente, falei que lobisomens são restritos a Crepúsculo. Mas estava enaganada. No quarto livro eles aparecem. Mas esqueça o bondoso Jacob. Em Diários, eles são bem malvadões!

– Preciso ainda elencar um tópico sobre as adaptações para cinema e seriado. A interpretação dos atores em Diários de Vampiro é muito, muito melhor do que os de Crepúsculo. O que é a Bella e o Edward no cinema sem expressão alguma nas faces? Dá nos nervos de tão sonsa que a Bella parece. Já no seriado The Vampire Diares, a interpretação é um show: os olhos de Elena e Stefan ‘falam’ o tempo inteiro, passando exatamente as emoções descritas no livro.

Ufa! Ficou longo esse post! Mas essas são as minhas impressões? Você leu alguma das sagas também? O que acha? Escreva nos comentários!

Beijosss da Anaa!

Tags:

2 Respostas to “Ainda sobre os vampiros”

  1. patrícia Says:

    as duuas sagas são ótimas *o*
    eu não conhecia The Vampire Diaries, mas agora viciei😀 é realmente muito bom!
    já comprei um livro e estou baixando os episódios *——–*’

  2. Anaa Says:

    Olha… também achei as duas ótimas! Mas acho que lá no fundinho ainda gosto mais de Crepúsculo… hehehehe… The Vampire Diaries é meio sombrio…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: