Uma (in)consciência que une direção e álcool

É estranho pensar que as incessantes campanhas, os conselhos dos pais e acidentes que acontecem todos os dias não são suficientes para a conscientização de que álcool e direção não combinam. O que apavora ainda mais é que jovens afirmem saber tudo isso mas na hora aga esquecem e agem de forma totalmente errada.

 Na noite da quinta-feira, 13, eu e a Dii saímos em busca de depoimentos de jovens que frequentam ‘postinhos’, bebem com os amigos e, depois da diversão, já nem tão sóbrios, assumem a direção das motos e carros. O impressionante é que o depoimento ilustra exatamente isso e é extremamente normal para quem o faz.

Entrevistamos um grupo de amigos que se encontra todos os dias à noite. Embora no início da conversa eles garantissem que, durante a semana apenas bebiam refrigerante, não demorou muito para que a turma começasse a beber cerveja. A conversa rolou naturalmente, assim como parece ser natural tudo o que acontece após a mistura de muita bebida alcoólica.

Ao longo dos depoimentos, várias suspeitas que tínhamos foram se confirmando. Sim, eles bebem e saem dirigindo. Sim, eles têm consciência que podem causar sérios acidentes e nem por isso deixam de beber. Sim, eles participam de rachas. Sim, eles se consideram bêbados conscientes! Sim, eles utilizam caminhos ‘alternativos’, para desviarem da blitz da polícia. Eles encaram tudo isso de forma normal, sim!

 Jovens como nós. Tantas vezes, nossos próprios amigos. Nesse momento, algumas perguntas começam a vagar pelas minhas ideias. Afinal, onde está a falha de comunicação? Existe idade certa para aprender o que é responsabilidade? De quem é a culpa? O que está faltando no meio desse turbilhão de informações? O que é, realmente, consciência? É hora de abrirmos os olhos e pensarmos, mais uma vez, sobre isso.

Sorrisos da Ju!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: