O que aprendemos com Mano Menezes

O final de semana foi de grandes comentários sobre a escolha de Mano Menezes como técnico da Seleção Brasileira.

Eu e a Dii, pegamos o caminho de Passo do Sobrado e, em meio a chuva e vento, acompanhamos a comemoração do município.

No entanto, neste post, é sobre outra coisa que eu quero falar.

Muita gente diz que Mano Menezes tem estrela, e por isso possui uma carreira meteórica. Eu concordo. Acredito que todas estas conquistas já estavam no caminho dele. Mas mais do que sorte, o novo técnico da seleção canarinho também possui outras qualidades fundamentais: humildade e dedicação.

Ao ser questionado sobre ser a segunda opção da CBF, após a não-liberação de Muricy Ramalho, Mano disse:

– Se eu fui o segundo, estou muito bem colocado.

Em uma palestra que ministrou no ano passado para estudantes que prestariam o vestibular, Mano falou sobre sua qualificação:

– Para ser técnico de futebol não é necessário uma graduação, mas eu quis cursar Educação Física porque oportunidades aparecem para todos, mas se destaca quem possui mais informação.

Enfim, Mano, como nosso conterrâneo, pode servir de exemplo para toda uma geração.

Não se esqueçam que antes de vestir o ‘abrigo’ verde e amarelo, ele foi demitido três vezes no Guarani de Venâncio Aires.

Isso me lembra, inclusive, que nossa conterrânea Regina Krilow não venceu o concurso de Gata Monte das Tabocas, na escola em que estudava. Um ano depois, era anunciada em rede nacional como a Menina Fantástica.

Em resumo, o que quero dizer é que não importa qual o tamanho do seu sonho: ser atriz de Hollywood, gravar um CD, aparecer no Faustão, ser um médico reconhecido, uma professora, um administrador de uma empresa multinacional ou ganhar a vida como mochileiro.

O que importa mesmo é acreditar que é possível, que nenhum sonho é grande demais. Depois disso, é só trabalhar, trabalhar e trabalhar.

Desde já, boa sorte!

Beijosss da Anaa!

Deixe uma resposta

