De olho no listão

Lunia encarou os livros e foi aprovada em dois vestibulares

Concordo que leitura não deveria ser obrigatória. Mas para quem deseja cursar a faculdade de graça, é diferente. Existe o vestibular e o listão de livros que devem ser lidos. Na edição de quinta-feira, dia 21, a Folha do Mate publicou uma matéria com a professora Joseline Tatiana Both. Ela avaliou as possibilidades de leitura (de noite ou de manhã, com ou sem música) e frisou que a proposta geral é que o pessoal leia.
Para complementar as informações publicadas, segue o depoimento de Lunia Rossa. Ela foi aprovada tanto no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) quanto na seleção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E, nesse processo, passou pela etapa das leituras obrigatórias.
“Todo o intervalo que eu tinha eu aproveitava para ler. Na parada de ônibus, dentro dele, sempre andava com um livro dentro da bolsa e quando tinha que esperar, eu lia. Também lia depois das aulas, quando chegava em casa, antes de dormir. Sempre tentava ler um livro por semana e arrumava um tempo para conseguir fazer isso”, afirma, por e-mail. Além disso, ela procurava conciliar com o estudo dos conteúdos que seriam cobrados na prova.
Dada a dica, segue o listão da Ufrgs, para o vestibular de 2012: A Educação pela Pedra – João Cabral de Melo Neto, História do Cerco de Lisboa – José Saramago, O Centauro no Jardim – Moacyr Scliar, Contos Gauchescos – Simões Lopes Neto, Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma Estória de Amor) – Guimarães Rosa, O Pagador de Promessas – Dias Gomes, Feliz Ano Novo – Rubem Fonseca, O Filho Eterno – Cristóvão Tezza, O Uraguai – Basílio da Gama, Lucíola – José de Alencar, Poemas de Álvaro Campos – Fernando Pessoa e Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis.

Flores da Dii!

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: