O segredo para quem quer realizar sonhos…

        Todo mundo quer saber o segredo para atingir sonhos, metas, uma profissão bacana e vida tranquila… É muito sonho que a gente tem, né?! Bem, todos eles são REALIZÁVEIS, basta ter boa vontade, puxar as mangas e batalhar.

        Ontem eu e a Ana fomos à escola Otto Brands realizar um bate-papo do projeto Folheando. Junto conosco, foram quatro professores do Instituto Federal para conversar com os alunos de 6ª, 7ª e 8ª. Eles deram um show de bom humor e autoestima; cada um contou um pedacinho da história de vida, sobre como não foi fácil para nenhum deles continuar os estudos.

Professores do IFSul, Gelson Corrêa, Gisele Vivan, Marlon Minussi e Joseline Both, participaram do bate-papo do folheando

         O profº Gelson contou que morava em Pelotas e decidiu que iria para a escola técnica, porque queria fazer Edificações. Tinha o sonho de ser pedreiro – é, pedreiro mesmo, que senta tijolos!!! – porque o avô trabalhava com este ofício. A casa dele ficava tipo… uns 10 km da escola e ele ia de bicicleta mesmo, pela motivação de estudar. Mais tarde trocou de curso, foi para a Eletromecânica. Ele disse que seus olhos brilharam com este curso.

       A profª Gisele precisou saiu de uma cidadezinha chamada Muliterno – aqui do Rio Grande do Sul mesmo – e foi estudar em Pelotas. Disse que ficou por cinco anos na Casa do Estudante, num quartinho que dividiam entre quatro alunos. Ficou longe da família, tudo em busca de mais conhecimento.

        O profº Marlon, veio de Porto Alegre. Ele ressaltou a importante de termos boas redes de relacionamento. Certa vez indicou um amigo para uma vaga de emprego e, mais tarde, sem que esperasse, este mesmo amigo o indicou para uma bolsa de pesquisa na Puc.

        Já a prof ª Josi – que inclusive foi minha professora na sexta e na sétima série – falou aos alunos que viveu sua infância no interior da cidade. Seus próprios pais não continuaram seus estudos, pois precisava trabalhar, no entanto sempre a incentivaram. Hoje, pelo esforço e trabalho, ela já fez até seu doutorado!!! Admito que muito de meu gosto por escrever é mérito dela.

        Um dos exemplos que trouxeram é dos alunos do IF que apresentaram o projeto do ‘óculos mouse’ no programa do Faustão.

Os inventores: Alexandre Sampaio, Cleber Quadros, Filipe Carvalho

É verdade, eles foram lá!

Os alunos foram ao Programa do Faustão apresentar o 'Oculos Mouse'

Assim este trio, todos os alunos tem oportunidade de abusar da criatividade.

        Os quatro professores frisaram que é preciso correr em busca dos objetivos e que não podemos deixar que ninguém nos faça desistir deles. Agora há bolsas de estudo e várias formas que ajudam a gente a não parar de estudar. O mercado de trabalho já é difícil para quem estuda, imagina só para que não decide não ir adiante e para no ensino fundamental?!!!

Este é o segredo, estudar.

  

         O Instituto Federal – IFSul está atualmente com os cursos de Informática e Refrigeração e Climatização. Para o próximo ano, também haverá Eletromecânica, Manutenção e Suporte em Informática. O bom das escolas técnicas é que os alunos já saem com uma profissão e com muita experiência.

         Então, continue estudando porque o saber nunca é demais e é investimento pra toda a vida.

          Saudações da Andréia!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: