Missão: Capa!

Na tarde do dia 22, cheguei na Folha com uma missão: encontrar o “rosto” da capa do Na Pilha que vai circular cheio de novidades sobre o Bate Papo Pilhado. A Andréia me acompanhou na busca, e foi na Escola Estadual Cônego Albino Jüchem que nós duas nos impressionamos com duas meninas, colegas, amigas e vizinhas em Linha Sapé, interior da Capital do Chimarrão. A maturidade da Janaína, e o jeito meigo da Liana. As duas nos fizeram lembrar dos tempos de Ensino Médio, e de nossas próprias dúvidas na época.
O que você vai ser quando crescer? O que você fará amanhã? O que eu vou fazer amanhã? É na adolescência que surge na cabeça essa dúvida. E agora? Todo mundo fica pilhado com a decisão. Com a Janaína Christman não é diferente. No auge dos 17 anos, no último ano do Ensino Médio a Janaína ainda não sabe exatamente o que quer. Como muitos jovens, ela se divide entre o que gosta de fazer, e o que pode lhe dar estabilidade financeira.
Todas as manhãs, a Janaína trabalha em um Escritório de Contabilidade. A proximidade com a área fez com que ela enxergasse a profissão de outro modo: “antes eu pensava que era uma área chata, mas trabalhando eu vi que não é bem assim” conta ela.

A Janaína está dividida entre dois cursos

É a paixão pela leitura que deixa a estudante em dúvida. A colega e amiga Liana nos contou que a Janaína é a melhor da turma em matemática. “Mas eu também gosto de muito de Português, não muito de gramática, mas de redação”, confessa Janaína. Senhora, de José de Alencar, é um dos livros preferidos da estudante. Tímida, ela nos falou sobre a vontade que tem de cursar Jornalismo, e o receio que tem da concorrência da profissão.

Entre as ciências humanas e as exatas, a Janaína ainda não definiu o que quer. Mas independentemente da área, daqui a alguns anos ela se imagina estudando e trabalhando. “Quando a gente chega ao terceiro ano, as coisas vão afunilando, o peso da responsabilidade é grande, tudo é novo” desabafa.

A conversa com as meninas me fez lembrar do carinho que tenho pelas Artes Cênicas, e a Andréia confessou que pensa em fazer Jornalismo também! A Liana me falou que já tem certeza do que quer. Ficou curioso? No próximo Na Pilha eu te conto tudo que ela falou.

Um abração pilhado, Leticia Pereira.

Deixe uma resposta

