Vontade ou necessidade?

Não há quem não goste de comprar. A conversa de que mulheres gastam muito dinheiro em relação aos homens é um tanto mentirosa. A única diferença dos homens para as mulheres são as prioridades. Enquanto eles gostam de comprar aparelhos para o carro, ou adereços para conquistar elas, a preferência do sexo oposto – em grande maioria – é comprar roupas, sapatos, acessórios, casa, carro e etc, etc. Hehehe, sem exageros.

Black-Friday-Phone-Deals

Brincadeiras à parte, o ponto pretendido é a diferença entre necessidade e vontade. Parece até uma precaução em época de bons descontos, como a Black Friday, mas o que me chamou atenção e me fez pensar sobre o assunto foi uma conversa com um amigo que perguntou se deveria comprar um celular com android e cheio de funções. Parei para refletir a ação e o contexto.

Eu e esse amigo possuímos o mesmo aparelho celular. Sem sistema android, com câmera, wi-fi e acesso à internet. O celular dele está em bom estado. Como ele pediu minha opinião, argumentamos:

– Compro ou não compro? Está barato. É o site que tem o melhor preço de todos!

– Mil reais não é barato.

– Mil não, R$ 880. É que está muito barato, o preço normal é R$ 1100.

– Sei lá, eu não compraria.

– Tenho até segunda para pensar.

– É que tipo, tu vai usar o que desse celular? Vai baixar os aplicativos e ficar jogando joguinho? Ou ficar tirando fotos de todas as coisas e postar no instagram? Ou vai entrar no facebook o tempo todo?

– Eu sei, é sobre isso que estou pensando.

– E além de tudo que já citei, o que pode acontecer é tu te viciar em algo totalmente inútil.

– Nem é tanto pelo dinheiro, é mais pelo que o celular vai me trazer mesmo. Existem alguns aplicativos bem úteis, sério. Mas tipo, eu sei que a maioria das pessoas que compra um smartphone fica idiota, não larga mais do celular, posta fotos o dia inteiro, odeio isso. Mas o celular está barato.

– Na minha opinião, ainda é caro e inútil.

– É, talvez sim. Enfim, vou pensar ainda.

Fim da conversa no bate-papo.

E então eu concluí que as pessoas possuem muitas vontades e acabam mesclando a vontade com a necessidade. Ninguém possui a necessidade de receber likes em uma foto no instagram, ou no facebook, por exemplo. Isso é vontade! Até meio irracional, ao meu ver. Mas é uma vontade. Um pouco irônico tocar neste assunto e não mencionar que a necessidade é aquilo que a criança faminta e desnutrida possui quando está com fome. Por isso eu acho bem válido repensar em algumas coisas, identificar e talvez até priorizar o que é necessidade e se desprender um pouco do que é vontade.

Mesmo assim, como já dizia minha professora: “cada um, cada um”

E agora, como para meu amigo do celular, eu lhes pergunto antes de fazer qualquer coisa: você tem vontade, ou necessidade?

Abraços do Fernando!

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: