O segredo é viver o presente

monge

Quantas vezes você já perdeu o sono, a tranquilidade, deixou de aproveitar algum momento, que não volta nunca mais, devido a preocupações? A prova que vai ter, como vai resolver isso ou aquilo, aquela pessoa que agiu de forma errada com você, a conta que vai vencer, o porquê de você passar por diversas situações que preferiria não passar…

Já parou para perceber que a maioria dos problemas é entre o passado e o futuro?

Errar é uma forma de adquirir experiência, e isso é bom, pois você evolui. Claro, se evoluir sem errar, melhor ainda. Mas é como dizem ‘Humanos é que sois’. O errado e o certo estão dentro de você.

Com o tempo e os erros aprendi a aproveitar mais o presente, a vivê-lo ao máximo possível. Com isso, muita coisa muda. Na verdade você é quem muda, as coisas permanecem do mesmo jeito. O que ocorre é que quando você começa a viver o hoje, o agora, a sua percepção do mundo a sua volta é diferente da que você tinha ontem.

Garantir o futuro é resolver bem o presente. O resto não cabe, e nem está ao nosso alcance, controlar; nem, muito menos, determinar. Aprenda a tomar as decisões agora, resolva o que tiver que ser resolvido. Descarte o que te faz perder o momento, selecione o que é construtivo e te faz bem. Não reclame do que já passou, afinal acabou, foi, já era… Não se martirize pelo que deixou de fazer. Simplesmente faça acontecer agora, corra atrás. Se não der certo, você tentou e é isso que importa.

Para finalizar, vou contar o que disse certa vez o senhor Thich Nhat Hanh, monge budista e filósofo. Ele ensinou a melhor forma de saborear uma boa xícara de chá:

Primeiro, concentre-se no chá, sinta o perfume no calor que evapora, no sabor, nas sensações que desperta na boca e na garganta. Gole a gole. Veja o vapor que se desprende e seus desenhos no ar. Cada gesto deve ser usufruído ao máximo.

Se você pensou em outra coisa durante este momento, quando olhar para a xícara de chá, ele já terá acabado e você perdeu um momento precioso de usufruir de uma coisa única.

Aplique isso a sua vida, aprecie cada momento, cada detalhe… Enfim, viva intensamente tudo que tiver para ser vivido.

Beijos e abraços,
Gab

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: