Pronto para a primeira viagem?

A viagem já está marcada, as minhas passagens compradas rumo a São Paulo, tudo só alegria. Mas com uma viagem vem as responsabilidades, cuidados com os horários, malas, passagens, documentação, dinheiro… E para mim, Gean, que será a primeira vez que entrarei em um avião, o MEDO!
Para dar umas dicas de como ir e vir sem deixar nada para trás, convidei uma amiga muito amada, que se formou em Turismo pela Unisc no dia primeiro de fevereiro deste ano. Mariana Heck González, a Mamá, vai contar um pouco da sua experiência para os novatos nesse mundo incrível de viagens, desde antes de entrar no avião até quando sair dele.

A MALA:
“O que levar na mala vai depender de quanto tempo ficamos no lugar. Mesmo assim, optamos sempre pelo mínimo necessário, pois a mala acaba voltando cheia de presentes e lembranças do local visitado. Em voos nacionais, podemos levar uma mala de até 23 kg. Em voos internacionais, vai depender do acordo que cada companhia aérea oferece. O mais comum é deixar carregar duas malas de até 32 kgs cada. Lembrando que itens importantes como documentos, dinheiro, eletrônicos em geral, não devem ser despachados nessa mala. A pessoa poderá carregar junto de si uma mochila e/ou bolsa com todos esses itens. Essa mochila e/ou bolsa deve ter no máximo entre 5 e 8 kg. Em viagens tanto nacionais quanto internacionais, é sempre importante colocar uma muda de roupa extra, como camiseta, calção e roupas íntimas. Sempre temos que nos prevenir, caso a mala não chegue.”

OS DOCUMENTOS:
“Sobre a documentação em viagens nacionais: RG, carteira de motorista, documento de órgãos oficiais com foto (carteira da OAB, por exemplo.).
Em viagens internacionais obrigatório passaporte com validade mínima de 06 meses. Se for Mercosul, também será aceito o RG. No caso de país com obrigatoriedade de visto, o mesmo será cobrado na entrada do país.”

NO AEROPORTO:
“Quando chegamos ao aeroporto, devemos nos dirigir diretamente ao balcão da companhia para sabermos se já está liberado o despacho de malas e procedermos com o check in.
Caso esteja liberado, podemos despachar a mala maior, sempre identificando o máximo possível com fitas ou tags de mala. A mala menor (com toda a documentação e eletrônicos) deve ficar com o passageiro.”

NO AVIÃO:
Em geral, a maioria dos passageiros toma algo para enjoo e come algo também. Geralmente uma bolachinha mais leve, nada muito pesado para não ficar com uma sensação ruim.
Primeiramente você entrará e irá procurar o seu assento, assinalado sempre no cartão de embarque recebido no check in. Os comissários de bordo explicarão os procedimentos de segurança. Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados na hora do pouso e da decolagem. O celular precisa permanecer o tempo todo desligado ou na opção “modo avião”. Não é permitido fumar a bordo ou usar qualquer outro tipo de droga durante o voo. É permitido tirar fotos dentro do avião.”

TURBULÊNCIA:
“Turbulência é como chamamos o movimento do ar na atmosfera fazendo com que o avião sofra desníveis. Ela acontece quando há uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. É mais comum quando se ultrapassa uma nuvem de chuvas. Quando isso acontece os comissários irão passar as instruções necessárias a todos os passageiros.”

DESEMBARQUE:
“Fotos são permitidas em qualquer espaço, na maioria dos aeroportos. Ao chegar ao destino final, o passageiro irá seguir até a área de desembarque e procurar pela esteira assinalada com o número do voo. É lá que você pegará sua bagagem. Na dúvida, basta seguir as pessoas de seu voo. Fique de olho até aparecer a sua mala e confira, antes de pegá-la, se é mesmo a sua. Não se preocupe se não conseguir pegar sua bagagem na primeira vez, pois ela passará de novamente pela esteira.”

Mariana divando em Buenos Aires

Mariana divando em Buenos Aires

Mariana conta que o voo da  ida para Buenos Aires foi bastante tranquilo, apesar da previsão ser de chuva. Já o retorno foi bem tenso, com muita chuva quando estavam pousando em Porto Alegre, segundo ela, o avião balançava muito!

Mariana (centro) conta que o voo de ida para Buenos Aires foi bastante tranquilo, apesar da previsão ser de chuva. Já o retorno foi bem tenso, com muita chuva quando estavam pousando em Porto Alegre, segundo ela, o avião balançava muito!

Bom agora é só eu esperar esse dia tão especial chegar para mim, curtir ao máximo com tranquilidade e segurança. Afinal ter medo de que? O avião é o trasporte mais seguro que existe, sem falar que é uma experiência que todos devemos pelo menos experimentar né? Deve ser O MÁXIMO!

– Gean

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Pronto para a primeira viagem?”

  1. Helena Jungblut (@helelena_) Says:

    ficou lindo e útil!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: