Estudos x Trabalho x Diversão

Um dos assuntos que os leitores pediram para ler no Na Pilha!, foi como conciliar tarefa escolar, trabalho e diversão. Então, cá estou para falar um pouquinho desse assunto e contar sobre as minhas experiências e a forma como eu me organizo.

Imagem

Confesso que quando eu estava na escola não era nada organizada. Não seguia um plano de horário para estudar, fazer os “temas”, ajudar em casa e ter um tempo só pra me divertir. Na verdade, eu fazia tudo conforme minha disposição e humor. Hoje, percebo que isso acabou me atrapalhando, já que agora, na faculdade, preciso estudar e me organizar muito mais. Ano passado, no primeiro ano de curso, a adaptação com os horários foi difícil e, muitas vezes, fiquei até tarde fazendo algum resumo ou trabalho porque “não tive tempo” para fazer antes.

Quando entrei pra Agência de Jornalismo da Unisc, a situação complicou ainda mais e, foi nesse momento, que “acordei” pra vida. Depois de alguns dias de uma rotina cansativa – acordar cedo, pegar o ônibus, enfrentar a viagem até a Unisc, estudar, fazer provas e, de tarde, trabalhar na Agência e vivenciar a rotina de matérias – meus horários mudaram e a minha adaptação, aos poucos, foi melhorando. Me organizar e seguir os horários que eu mesma havia imposto não foi fácil, mas era preciso.

Para me organizar melhor, fiz uma planilha: deixei um espaço em branco para cada dia do mês e nela escrevi as tarefas domésticas e o tempo livre que eu tinha durante o dia. Também comprei uma agenda e nela fui escrevendo as provas, trabalhos e compromissos, juntamente com os horários indicados para cada um. Durante a semana, deixei de ficar até tarde olhando filmes e as festas ficaram para os fins de semana. Depois de alguns meses, notei que a minha dificuldade em lidar com a nova rotina, tinha mudado e que, agora, tudo estava certo.

Agora que estou trabalhando na Folha do Mate e faço parte da equipe do Na Pilha!, meus dias e horários ficaram mais “corridos” e apertados, mas a minha organização não foi deixada de lado: continuo com a planilha e com a agenda sempre perto para me ajudar. Minha dica para quem, assim como eu, está passando por uma readaptação é simples: organização e foco. Pense no tempo que você tem para realizar cada coisa, planeje e se organize. São atitudes simples, mas que fazem total diferença no dia a dia e no resultado final.

Beijos da Mô!

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: