A saga para aprender inglês

jogos-para-aprender-ingles

Estudo inglês desde que me conheço por gente. Tá, ok, nem é tanto. Frequento cursos de inglês desde meus 11 anos. Fazendo-se uma rápida conta, percebe-se que estou nessa mais do que a metade da minha vida!

Nesse momento, algum engraçadinho pode perguntar: e como você ainda não está fluente?

Pois é, meu pai vive me perguntando isso! (rsrsrsrs)

A verdade, é que mesmo estando nessa de estudar uma segunda língua há tanto tempo, passei boa parte do período não gostando da tarefa. Aí já viu:
falta de dedicação + ‘estou sem vontade de ir na aula de inglês’= tempo perdido. Matemática pura.

Em resumo: sempre soube da importância de dominar o ‘idioma da globalização’, mas nunca havia trabalhado minha cabeça para isso. Nos primeiros anos, não gostava das aulas não porque a metodologia ou os professores eram ruins, mas sim, porque eu tinha, simplesmente, medo. Receava não compreender o que os professores diziam, não saber a resposta de um exercício, passar vergonha na frente dos colegas… Com isso, acabei formando bloqueios mentais que me impediram de curtir o aprendizado.

Depois, durante a faculdade, arrumava a desculpa da falta de tempo para não me dedicar. Sendo generosa comigo, faltava tempo mesmo, afinal, trabalho full time e facul todas as noites ‘roubam’ um bocado da semana.

Foi só depois da graduação concluída, que minha relação com o idioma do ‘Tio Sam’ começou a mudar.

Sei que cada pessoa tem o seu tempo e precisa lidar com suas questões. Mesmo reconhecendo isso, acho uma pena ter perdido anos preciosos enchendo a cabeça de ideias sem sentido e arrumando desculpas. Por isso, caso alguém se encontre na mesma situação, deixo algumas dicas:

– Torne o inglês divertido: aproveite músicas, filmes e seriados para aprender vocabulário e treinar o ouvido. Na verdade, essa é uma dica que muita gente dá, mas pouca gente coloca em prática. Bom, ao menos eu, não colocava em prática. A gente escuta músicas em inglês, por exemplo, o tempo inteiro. Mas quantas vezes a gente se concentra na letra para realmente entender o que está sendo dito?

– Convença alguém muito próximo a estudar com você: pode ser os melhores amigos ou o namorado. Quando você encara essa tarefa de forma coletiva, fica bem mais fácil. O período em que mais gostei de estudar inglês, aliás, foi quando tinha o namor como colega. Vai dizer que não é um bom incentivo?

– Encontre um jeito de estudar que você realmente goste. Para mim, essa é a dica mais importante. Por um tempão, tentei me policiar para estudar ‘fora’ das aulas de inglês. Tentava aprender vocabulário, assistir aos tais de seriados, escrever textos… mas a verdade é que eu logo ficava desmotivada. Sabe o que funcionou para mim? Estudar gramática! Sim, nem eu acredito nisso, mas de fato, é verdade! Encontrei uma gramática de ‘autoestudo’ que me dá muita satisfação em estudar. Quando estou ‘de bobeira’ em casa, pego o livro, um lápis e uma borracha, e fico ali, fazendo uns exercícios. É quase como se fosse uma palavra cruzada, sabe? As lições são curtinhas e, em cerca de 30 minutos, estudei um capítulo.

O que ajuda também, na minha opinião, é de fato PRECISAR do inglês, seja para o vestibular, um concurso, uma viagem… Estudar um conteúdo, qualquer que seja, sem ver a aplicação real, não é muito motivador. Por isso, se você quer aprender inglês, encontre um motivo para isso. Pode ser para participar de uma premiação, para fazer um intercâmbio, para não passar vergonha na frente dos amigos que sabem tudo… enfim, você é que precisa procurar.

Gostou das dicas? Good luck!

Beijosss da Anaa!

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: